Páginas

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Stress, o que é? Como lidar?

Toca o celular e muitas vezes o efeito que tem no organismo é o de uma bomba. Você corre para atender enquanto o combustível que coloca o corpo em ação é usado para combater essa agitação interna.  Esta alteração cai na circulação sanguínea, nos músculos e no coração provocando a aceleração de todo o funcionamento do corpo. O resultado é o Stress, que nada mais é do que a preparação do organismo frente a um estímulo que fuja da rotina, da tranquilidade e que ameace a sua paz.
A todo momento o Stress pode estar presente, um susto no trânsito, um barulho em meio ao silêncio, uma pessoa que esbarra em você, etc. No momento seu corpo aciona o sistema de emergência e quando é percebido o “alarme falso” volta-se ao estado natural. Porém, algumas pessoas não conseguem voltar ao seu estado de tranquilidade facilmente, vivendo sempre em constante estado de Stress. Essas pessoas vivem mal, estão sempre cansadas, de mau humor, vivem com dores ou pegam resfriados, podem ter problemas de pele, perder o sono ou dormem muito mas acordam cansadas, etc.  Essas são as características de uma pessoa estressada.
O Stress em pequena dose faz você ficar alerta para uma situação. Para aprender, por exemplo é preciso estar um pouco estressado, o que faz a pessoa estar em alerta, querer relacionar os fatos, prestar atenção e ser criativa. Nesse sentido o Stress te ajuda a viver e a sobreviver.
Uma pessoa vai ao médico com dores no estômago. O médico é claro quando diz que é resultado de Stress. As células do corpo humano sentem toda a agitação do dia-a-dia e com isso elas param de funcionar como deviam, o que causa o mal funcionamento do estômago. E assim, acontece com todo o seu corpo.  
Os estímulos das tecnologias, celular, computador, internet também provocam o Stress, pois temos o costume de administrar mal o tempo que passamos neles. Mas, então, como então, me livrar do Stress?
Viver sem o Stress é impossível, mas podemos equilibrar isso de modo a ter mais qualidade de vida. Ter momentos durante a semana para cuidar de si mesmo é essencial. Existem três principais momentos em que se pode relaxar durante o dia e ao invés disso ficamos pensando e nos preocupando. Um deles é na hora de comer, observe o quanto você está com a cabeça em outro lugar nessa hora. Tente focar mais no que você está fazendo, sinta o sabor do alimento, pense o quanto é bom ter aquele alimento e o quanto ele te faz bem, te dá energia. Pense no presente.
Outro momento é na hora do banho. Temos o hábito de ir para o banho para pensar. Pensar sobre o que alguém te falou, ou que está para acontecer. Foque sua atenção na água, pense que a água pode te relaxar e te curar do cansaço, de eventuais dores. Isso quebrará o Stress.
E o último momento é a hora dormir. Muitas pessoas deitam na cama para rever o dia ou para pensar no amanhã. Isso aciona o Stress e pode causar insônia ou o sono não será de qualidade. Você pode tentar escrever as principais coisas que gostaria de resolver amanhã. Ou simplesmente dizer a si mesmo: Que diferença fará pensar antes de dormir ou quando acordar? Veja sua cama como sinônimo de relaxamento, de descanso. Direcione sua mente para pensamentos de paz, de harmonia, de tranquilidade.
Além desses três momentos em que você mesmo pode aprender a relaxar, procure um psicólogo para te ajudar a ter clareza do que fazer. Na terapia você pode sim pensar e explanar sobre suas preocupações. Esse também é um momento que te ajudará a ter mais tranquilidade para resolver um problema. O Stress controlado pode te ajudar muito, mas fora de controle é fatal. Busque o equilíbrio de suas emoções e mesmo em situações de alto Stress você estará bem para encontrar as melhores soluções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário