Páginas

sexta-feira, 17 de junho de 2016

O poder da gratidão

A gratidão é uma arma poderosa frente ao estresse do dia-a-dia. Estudos demonstram que a gratidão tem o poder de reaver e manter a saúde física e mental. Ela pode mudar a sua energia e está sendo muito usada pelos psicólogos como estratégia para trabalhar sentimentos negativos e depressão. Sentir gratidão começa com a sua forma de pensar, de reconhecer e prestar atenção em tudo que você tem de dádivas, de positivo. Para uma pessoa depressiva, por exemplo é difícil enxergar as coisas boas, pois o foco da sua atenção está nos problemas que ela enfrenta. Quando agradecemos nos libertamos de bloqueios energéticos. A mente adquire calma e o corpo fica tranquilo trazendo um estado de paz. Mas, como sentir gratidão? Você alguma vez já parou para pensar no quanto tem a agradecer? Já se sentiu grato por estar vivo? Já pensou no quanto é sortudo por ter as coisas que tem, pelas pessoas ao seu redor, por tudo o que já teve a chance de fazer, pela sua saúde, por poder fazer tudo o que você faz? Existem muitas pessoas no mundo que sonham em ter o que você tem, que sonham em ter as oportunidades que você teve, que sonham até em poder ler um texto como este você está lendo agora. Algumas pessoas, não tem almoço hoje, não tem como estudar, não enxergam, não andam, etc. Exercite sua gratidão! Se você tem saúde, agradeça. Se você tem onde morar, agradeça. Se você pode acessar internet, agradeça. Se você tem sua família perto de você, agradeça. Se você tem um trabalho, agradeça. Se você tem bons amigos, agradeça. Se não consegue enxergar o valor disso tudo, faça o contrário: pense em como seria perder cada uma destas coisas. E se hoje fosse seu último dia de vida, o que você teria a agradecer? Praticar a gratidão faz você ver o poder que ela tem de melhorar a sua mente e corpo. Nesta hora todas as coisas simples se tornam as melhores da sua vida. Valorize pequenos momentos, como estar com a sua família, dar um abraço em alguém ou brincar com seu bichinho de estimação. Sentir gratidão ajuda a curar! Cura feridas, cura mal-estares e até doenças. Pratique a gratidão e veja como a sua vida pode mudar! Esse vídeo abaixo pode te ajudar a exercitar:

sexta-feira, 10 de junho de 2016

O que é Ressignificar?

Uma mulher dirigia um Santana 98 e isso a aborrecia. Achava o carro velho e de “difícil” direção. Ao estacionar notou um olhar sobre o carro. Um menino se aproximou com os olhos iluminados e disse: - Nossa tia! Esse carro foi do meu pai! Ele adorava esse carro!(o pai do menino havia falecido há poucos meses). Depois disso o Santana 98 começou a ter outro significado para a mulher que passou a vê-lo com mais afeto. O significado de todo acontecimento depende da forma pela qual o vemos. Quando mudamos o olhar, mudamos o significado. O carro velho é algo ruim no contexto da mulher, mas quando ela conhece a história do carro através do olhar do menino, o carro se torna algo bom. Isso se chama ressignificar. Ressignificar na prática é a capacidade que temos e quase nem percebemos de encarar de forma simples situações que antes eram complicadas. É perceber o fato vivido com um olhar novo, dando a ele um sentido diferente. Existem muitas fábulas e estórias que contam acontecimentos que mudam de significado quando muda o enquadre. O patinho feio, por exemplo, se acha feio no contexto dos patos, mas quando descobre ser um cisne ele se vê mais lindo do que os patos pelos quais ele se comparava. O som dos pássaros e das pessoas andando na rua tem pouco significado. Porém se você está do lado de dentro da sua casa deitado em silencio e escuta esses sons têm outro significado. A ressignificação é um instrumento poderoso que pode melhorar a vida de qualquer pessoa. O fato ocorrido não será mudado, o significado do acontecimento sim. E quando o significado é modificado nossa forma de agir também muda. O pai reclama da filha teimosa, mas a filha teimosa aprendeu essa tenacidade com o pai que é determinado e persistente e talvez seja essa teimosia que a ajudará em algum momento da vida dela. Ser teimosa é algo ruim no contexto da família, porém pode ser bom no mundo dos negócios, por exemplo. Todos os acontecimentos e experiências são apropriados em um determinado momento. Existem situações que pedem o ressignificado, como o ressignificado da vida diante da doença, encontrar um ressignificado do lazer para a vida do idoso, ressignificar a alimentação para pessoas que estão acima do peso. A criança não quer o alimento sem nunca ter provado, por achar que ele é ruim. Se ela ressignificar o alimento vendo o que de bom ele pode oferecer, provavelmente ela gostará. Ressignificar é aprender a sentir de outro modo os fatos da vida! A experiência de vida de cada um que determina o significado dos fatos. Assim como o significado que você vai dar a esse texto. Afinal, cabe à pessoa procurar a melhor forma de ressignificar a vida!

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Você usa muito a palavra não?

Não acredito! Não sei se vou conseguir! Não me chame assim! Não me olhe desse jeito! Não tenho tempo para nada! Não vai dar tempo!
Você já parou para pensar o quanto usa a palavra não todos os dias? O cérebro humano não raciocina a palavra não. Se eu disser para você:
- Não pense em limão! Seu cérebro já pensou e visualizou um limão e algumas pessoas até encheram a boca d´água.
A palavra não nos traz um sentimento negativo. O não dói, incomoda, aborrece. Lidamos com o não e a frustração que ele traz o tempo todo. Desde que nascemos uma das primeiras palavras que aprendemos o significado é não. E a cada não, o choro do bebê mostra o quanto isso traz descontentamento, o quanto traz sofrimento. Mas, se traz sofrimento qual a vantagem de pensar negativo sendo que existe a possibilidade do sim?
A maioria das pessoas negativas pensam primeiro no não! Seja diante de algo novo ou em qualquer outra situação. Pequenas coisas como mudar os móveis de lugar já faz o negativo achar que não vai ficar bom! Ou mesmo para programar uma viagem, a pessoa sempre vê tudo que pode dar errado e muitas vezes sofre muito com isso. Algumas pessoas chegam a ter pânico da viagem e passam mal.
Vamos higienizar a mente nos perguntando:
- Pensar negativo vai resolver o problema? Será que realmente existe um problema? Quantas vezes aquilo de ruim que você imaginou realmente aconteceu?
Nós somos, muitas vezes traídos pela nossa própria mente. Pensar negativo já traz o sofrimento. Afinal, o pensamento traz o sentimento e o sentimento gera uma ação. E normalmente o sentimento gerado pelo não é o medo e a ação consequente desse sentimento é a paralisia. Quando sentimos medo ficamos paralisados. Ou seja, se o não me limita e eu nem sei se ele vai acontecer por que pensar nele?
O segredo das pessoas de sucesso é pensar positivo, pensar no sim. A possibilidade do sim e do não é a mesma. Mas, pensar no sim nos motiva, nos faz querer buscar sempre mais! A partir de hoje que tal pensar no sim? Sempre que pensar no não exercite sua mente com a possibilidade positiva da situação. Por exemplo, se você pensar: Não vou conseguir fazer tudo que tenho para fazer hoje! Observe que isso já gera um sentimento de tensão e seu corpo já fica cansado antes de começar o dia. Pois, você já está se sentindo incapaz perante a situação. Pense, então:
- Que bom que tenho tantas coisas para fazer, meu dia vai ser muito produtivo!
Mesmo que a princípio você não acredite nesse pensamento seu cérebro já será acionado para gerar um sentimento de bem-estar. E com isso, você terá mais energia para executar as tarefas que precisa! O não gera exaustão! O sim gera gratidão! Trabalhe sua mente com o sim e sinta-se capaz de realizar tudo que deseja!