Páginas

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Entendendo o que é karma...

Fim de ano chegando e a reflexão de mais um ciclo da vida é importante para o aprendizado que vivenciamos até aqui. Vamos falar de Karma ou carma, que significa ação. A lei do Karma faz o ajustamento do efeito a sua causa, ou seja, todo o bem ou mal que fazemos virá trazer-nos consequências boas ou más para a vida. Em sânscrito, karma significa "ato deliberado". Nas suas origens, a palavra karma significava "força" ou "movimento". E traz a mensagem que cada pessoa receberá o resultado das suas ações. O Karma é uma forma da pessoa evoluir. Quando falamos que uma situação é um Karma quer dizer que a pessoa que a está vivenciando tem algo a aprender e melhorar. Existem algumas leis que podem nos ajudar a evoluir o Karma:
Lei da Humildade - se não aceitamos uma situação em nossas vidas, isso nunca vai mudar. Ver o problema como um inimigo nos paralisa e não progredimos assim. Praticar a aceitação é o começo da resolução de um problema. Assim, somos humildes para aceitar que o que acontece vem para o nosso próprio crescimento e não para nos sentirmos vitimas. 
Lei da Criação - nada acontece sozinho. Tudo precisa de nossa participação. É preciso agir para haver mudança.
Lei do Crescimento - para que haja crescimento espiritual é preciso que você mesmo mude. A mudança não é externa, nem do outro, ela é interna. É a mudança de nossas próprias imperfeições.
Lei da Responsabilidade - somos responsáveis por nós mesmos. Ou seja, se estou triste sou responsável por esse sentimento. Ao invés de culparmos alguém pela nossa tristeza temos que assumir que estamos tristes porque queremos. Afinal, somos donos dos nossos sentimentos e se aconteceu algo ruim comigo existem mil coisas boas acontecendo ao mesmo tempo pelas quais podemos agradecer.
Lei da Conexão - tudo está conectado. Sempre que procuramos a mudança e damos o primeiro passo, o segundo passo se encaixa e as coisas vão acontecendo em sintonia, no seu devido tempo.
Lei da Doação - é preciso dar para receber. Atitudes positivas, atitudes de amor e bondade trazem de volta coisas boas. É preciso se abrir para o mundo positivo ao invés de cruzar os braços e se fechar. A beleza da vida quem cria é você.
Lei do Foco - faça uma coisa de cada vez, ser multitarefa traz stress e sentimentos ruins. Aprenda a viver o presente e foque no que é bom. O que passou passou e o presente tem que ser vivido plenamente, cheio de alegria e gratidão.
Vamos encerrar mais um ano tentando focar em uma positividade interior que pode contagiar as pessoas à nossa volta. Doe amor, compreenda que as pessoas são imperfeitas, mas não precisamos ser atingidos por isso. Faça o bem que o bem vem!! Que você receba boas vibrações em 2016!! Namastê!!

quarta-feira, 1 de julho de 2015

"Lei da ação e reação!"

Escuto todos os dias no consultório e em outros lugares pessoas se queixarem de como a vida é cheia de problemas. Cada um apresenta um problema diferente. Uns reclamam do financeiro, outros reclamam de como são tratados por aqueles que amam, etc. Desde que o mundo é mundo exitem os problemas, as adversidades. Vamos ver a vida de outra forma, olhar para trás e ver o quanto nos superamos a cada dia e como conseguimos sobreviver até aqui. Nós não temos o controle das emoções o tempo todo, temos dias bons e dias ruins, momentos de tristeza, de alegria, de dor, de prazer, de raiva e calmaria. Nenhum ser humano aqui é perfeito. Nós exigimos das pessoas que amamos, respeito, carinho, companheirismo, mas será que fazemos o mesmo por eles? Será que você nunca ficou nervoso sem motivo e descontou em alguém? Será que nunca pronunciou palavras que magoassem alguém? Vamos olhar para dentro de nós mesmos e vermos o quanto temos a evoluir. A lei da ação e da reação cabe em todos os momentos da vida. Se algo ruim acontece com você será que não há nada para mudar em seu coração? Você vai se tornar amargo e vingativo porque pessoas erraram com você ou vai se tornar melhor pelo mesmo motivo? Se somos magoados e testados pela vida é porque a lei da ação e reação tem de ser executada, ou seja temos que mudar nossas reações. Vamos cuidar de nossos corações ao invés de reclamar da imperfeição alheia. Se o outro errou com você, com certeza você também já errou com alguém. Vamos ser mais compreensivos e objetivos. O plano natural da vida é cada um cuidar de si mesmo e evoluir. O outro é responsável por ele mesmo e você não tem responsabilidade nenhuma pelos erros dele. Reclamar não vai resolver seus problemas. Olhar pra dentro vai te trazer um objetivo, são muitos paradigmas a serem quebrados. Pensamentos que podem ser mudados. E eu te pergunto, o que você prefere: Passar seu dia com pensamentos ruins porque alguém errou com você ou seguir em frente em busca de algo bom? Mude sua forma de ver a vida, coloque frases positivas em seu dia, transforme a ruína num castelo de paz! Pense como é bom estar vivo, poder respirar e fazer pequenas coisas como comer, rir e amar. Namastê!

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Eternos Aprendizes Imperfeitos!

Já estava com saudades do blog! Bom, de volta a ativa vamos ao que interessa! Que tal aceitar que somos eternos aprendizes imperfeitos.. Vou explicar... O sentimento de culpa é responsável por boa parte da nossa infelicidade. Quando fazemos algo que nos causa um desconforto íntimo, no fundo do coração, é bem provável que seja a culpa se instalando. Se não resolvermos isso acumulamos dissabores e mágoas. Precisamos aprender a nos perdoar. Uma atitude que ajuda muito é pedir desculpas. Mas, pedir desculpas significa que cometemos um erro, e isso mexe diretamente com o nosso orgulho. Sem pedir desculpas continuamos remoendo esse incômodo e buscamos alguém para culpar. Isso é uma tentativa do inconsciente de te proteger de sentir culpa. Pedir perdão é a melhora forma de mandar a culpa embora, mas normalmente a insistencia em buscar qualquer culpado é maior. E isso traz as enfermidades...A consciência, então, nos acusa, e em vez de resolver a questão com a humildade de um aprendiz, preferimos a autopunição. Ao invés de aliviar a alma admitindo que somos frágeis e nos equivocamos, preferimos nos esconder sob a máscara de uma perfeição da qual ainda estamos distantes. Por não admitir as nossas próprias fraquezas, também não admitimos as dos outros, e agimos com um rigor desnecessário, infelicitando-nos e infelicitando os que conosco convivem. Mais leve seria reconhecer que somos aprendizes da vida, e que todo aprendiz tem o direito de errar, mas tem também o dever de corrigir o passo e seguir em frente. Como aprendizes da vida, não estamos isentos do erro, da queda, das fragilidades que caracterizam a nossa condição de eternos aprendizes imperfeitos. Abaixo segue uma música linda da Ceumar que fala do perdão. Vamos nos perdoar!